domingo, 21 de outubro de 2007

LETRAMENTO E CAPACIDADES DE LEITURA PARA A CIDADANIA , Roxane Rojo

“Ler é melhor que estudar”, apesar de ser uma opinião de muitas pessoas letradas a maior parcela de nossa população, embora hoje possa estudar, não chega a ler, isto se deve, segundo a autora, a má formação de leitores e produtores de texto.
As práticas de leitura e escrita em nossas escolas ainda não são eficientes para formar leitores e produtores de textos proficientes e eficazes. As responsabilidades da escola no sentido de promover e desenvolver o letramento e as competências leitoras é fato concreto, por isso, é preciso repensar as práticas pedagógicas para atender as demandas da sociedade relativas às habilidades de leitura e escrita. Faz-se necessário que a escola tenha como objetivo não apenas o cumprimento de currículo, mas sim o desenvolvimento das capacidades leitoras e escritoras, e que cada disciplina contribua aprimorando seus conhecimentos, mudando suas práticas pedagógicas, assim, para propiciar a formação do leitor cidadão, co-autor no seu processo de aprendizagem, que seja capaz de produzir ou criar e não apenas repetir.
Anabel e Vera

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