(LEITURA)
Analisando a proposta A, observamos que através das questões, pretende-se chegar somente à compreensão do texto, pois as mesmas se atêm às informações , contemplando apenas uma habilidade, que é localizar informações explícitas no texto, e isso faz com que dificulte a efetiva compreensão do mesmo.Por outro lado, a proposta B, aborda questões que contemplam capacidades leitoras, tais como: ativação de conhecimentos prévios; estabelecer relações entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente; estabelecer relação de causa e conseqüência entre os episódios narrados; posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto; reconhecer o efeito de sentido decorrente de determinadas escolhas lexicais; inferir a partir de elementos presentes no texto, o posicionamento do autor; inferir uma informação implícita e explícita no texto. Essas habilidades visam levar o aluno a efetiva compreensão.
Anabel e vera, socializado com Célia e Mariza
Nenhum comentário:
Postar um comentário