quinta-feira, 22 de novembro de 2007

RELATO COMENTADO 1

O MILAGRE BRASILEIRO

O milagre brasileiro é a denominação dada à época de excepcional crescimento econômico ocorrido durante a ditadura militar, especialmente entre 1969 e 1973.
Período em que, segundo o articulista (B.F) países produtores de petróleo dispondo de grande capital se beneficiaram com empréstimos oferecidos aos países importadores e o Brasil valeu-se desses financiamentos para consolidar seu crescimento e aumentar suas reservas internacionais.
Com esse crescimento o governo adota uma política voltada à indústria, com incentivos, com fornecimento de créditos, isenção ou redução de tributos e outras medidas, beneficiando também outros setores. Partindo do pressuposto que todo plano esta propenso a vulnerabilidade, o ponto fraco do milagre foi a dependência do sistema financeiro e do comércio internacional que ofereciam facilidades nos empréstimos externos, na exportação, e a necessidade de importar produtos como o petróleo.
De acordo com a filosofia de Delfim, não se deveria adotar políticas econômicas de distribuição de renda e sim aumentá-la, prejudicando assim, os trabalhadores, pois as vantagens do crescimento econômico não foram distribuídas nas diversas camadas sociais, ficando concentradas nos capitalistas e classes sociais de alta renda, tendo resultado no empobrecimento dos mais pobres no descaso com a saúde, educação, habitação e questões ambientais.
Descaso que, desde essa época, persiste até os dias de hoje, fazendo com que o povo brasileiro anseie por “verdadeiros milagres” que tragam esperanças de dias melhores.
Anabel e Vera

Nenhum comentário: