Texto – Na escuridão miserável – Crônica
Autor: Fernando Sabino
Tema: Exploração trabalho infantil
Série: 8ª série
Capacidades de Compreensão
- Checagem de hipóteses;
- Ativação de conhecimentos prévios;
- Localizar informações explícitas no texto;
- Inferir informações locais ou globais;
- Identificar a finalidade do texto;
- Percepção de outras linguagens;
- Percepção de relações de intertextualidade; interdiscursividade;
- Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e ou políticos;
- Elaboração de apreciações afetivas
Antes da Leitura
Começar o trabalho, aproximando os alunos do gênero (crônica) e sua esfera de circulação, autor, momento de publicação.
Exposição de fotos de crianças trabalhando. Exs.: crianças no trânsito; prostituição; recolhendo lixo; carvoarias; corte de cana; etc.
Levantamento das opiniões dos alunos em relação ao tema;
a) Questionamento – oral
a.1 – Vocês conhecem crianças que trabalham? Local? Quem são? Qual a idade? Onde moram?
a.2 – Levantamento de quem são as crianças que trabalham na escola, ou em sala de aula; que tipo de trabalho exercem.
4. Passar reportagens extraídas de telejornais nacionais ou regionais, canalizar discussão para nossa região.
Durante a leitura
Leitura expressiva da crônica, Na escuridão miserável de Fernando Sabino, pela professora. Em seguida, leitura realizada pelos alunos.
a) Dissecação e interpretação do texto;
2. Leitura de reportagem extraída de jornal, para confrontar opiniões.
Depois da Leitura
1. Divisão de grupos para pesquisa, apresentação e dramatização de outras situações, envolvendo questões que abordam aspectos econômicos, sociais, relacionados ao tema.
2. Elaborar poemas, paródias ou crônicas com o tema, para montagem de um painel.
Anabel e Vera
Nenhum comentário:
Postar um comentário