segunda-feira, 24 de setembro de 2007

ATIVIDADE PARA CASA - PESQUISA

DEFINIÇÕES:

. RELATO DE EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS

Para muitos estudiosos, o relato de experiência de atuação profissional é entendido com um gênero de texto que pertence ao agrupamento dos gêneros da ordem do expor, cujo domínio social de comunicação é o da transmissão e construção de saberes. Nesse sentido, quando informado teoricamente, o relato de experiência científica, está trabalhando um gênero particular de discurso que transpõe um discurso específico de uma esfera do campo científico para a comunidade em geral.

· ROMANCE POLICIAL
Romance é um dos gêneros mais conhecidos da literatura. Herdeiro da epopéia, é tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto.
Surgido no começo do século XX, o romance policial ou, como muitos preferem romance noir, sempre ocupou um lugar menor no meio literário. Considerado pela elite intelectual, desde seu surgimento, como lixo cultural, literatura barata, desprovida de elementos que levassem à reflexão do indivíduo, criada apenas para o consumo rápido e distração de pessoas "incultas", esse tipo de ficção, ainda hoje, perambula pelos guetos da história, lugar esse, aliás, que sempre lhe foi muito familiar.

· CHARGE JORNALÍSTICA

A Charge é um típo de gênero que procura articular as diferentes linguagens, especialmente a verbal e a visual. Este tipo de gênero consegue atrair a atenção do leitor com imagens que transmitem um posicionamento crítico sobre personagens e fatos políticos com um certo humor.

· BOLETIM DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS

Boletim de avaliação é um tipo de gênero, mas não encontramos definições.


Anabel e Vera

ATIVIDADE 4 - A CRÔNICA LITERÁRIA

Um mórbido despertar

Seis horas da manhã, o despertador toca. Depois de uma exaustiva noite de terríveis pesadelos, vou para meu lugar secreto em busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Nesta perseguição do acidental, meus olhos se deparam com uma cena nada rotineira ao cotidiano doméstico.
No apartamento ao lado, observo um homem que lentamente abre os olhos, consulta o relógio de cabeceira, levanta-se preguiçosamente, vai até ao banheiro, escova os dentes, lava o rosto e contempla seu semblante no espelho, pensando talvez, como seria o seu dia.
Repentinamente, ouve o toque da companhia, enxuga-se às pressas e caminha até a porta. Ao destrancar a fechadura e abrir a porta, se depara com um homem caído na soleira. Perplexo, corre o olhar em torno e constata que não há mais ninguém no corredor. Após alguns instantes, sem conseguir compreender o que está acontecendo, abaixa-se, ao tocar levemente o homem com os dedos, arrepia-se, sentindo o corpo frio, rígido, percebe que é um cadáver.
Sem hesitar, sai correndo em direção ao telefone, disca o número da central de polícia e fica à espera com a cabeça cheia de indagações.
Eu, onde costumeiramente vejo tudo o que acontece, fico a pensar que este como tantos outros, pode ser mais um caso sem solução.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

ATIVIDADE 1

FIGURA 1: CONGRESSO NACIONAL

Esfera de Atividade: Congresso Nacional
Atores Envolvidos: Senadores, Deputados, Advogados, Membros da sociedade,
Perspectivas em Jogos: projetos, CPI, alterações na constituição,
Exemplos de Atividades Realizadas: votações, sindicâncias, formação coro, verificação de coro, aprovação em veto,etc.
Gêneros de Circulação: lei federais, constituição federais, emenda constitucional, normas administrativas e internas, relatórios etc.


FIGURA 2: DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Esfera de Atividade: Jornalística
Atores Envolvidos: redatores, editores, office boy, repórteres, etc.
Perspectivas em Jogos: informar, anunciar, entreter, opinar, etc.
Exemplos de Atividades Realizadas: redação de textos diversos.
Gêneros de Circulação: notícia, reportagem, crônica, entrevista, história em quadrinhos, palavras cruzadas, anúncios, artigos de opinião, artigos esportivos, editorial, carta de leitor, etc.

FIGURA 3: LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Esfera de Atividade: Acadêmica, Industrial.
Atores Envolvidos: cientistas, estudantes, farmacêuticos, biólogos, engenheiros químicos,
Perspectivas em Jogos: pesquisar, desenvolver fórmulas,
Exemplos de Atividades Realizadas: estudos científicos, manipulação de fórmulas.
Gêneros de Circulação: receitas, textos prescritivos, artigos científicos, revistas científicas, etc.


FIGURA 4: SALA DE AULA

Esfera de Atividade: Acadêmica
Atores Envolvidos: professores, alunos, direção, coordenação.
Perspectivas em Jogos: aluno (adquirir conhecimento), professor (mediar e adquirir conhecimentos), diretor e coordenador (mediar e adquirir conhecimento, orientar).
Exemplos de Atividades Realizadas: estudos, pesquisas, produções, leitura, reflexões .
Gêneros de Circulação: contos, fábulas, lendas, narrativa de aventuras, ficção, biografia, romances, textos de opinião, cartas, resenha crítica, editorial, ensaio, notícia, reportagem, poema, paródia, História em Quadrinhos, relatos, etc.

FÓRUM 1 - RETOMADA - CHECAGEM DE HIPÓTESE

Nós não acertamos a checagem das hipóteses do título do livro Se um viajante numa noite de inverno, pois o conteúdo temático do livro é sobre leitura e escrita.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

SINÓPSE

VIDAS SECAS

Em “Vidas secas”, uma das principais obras literárias de Graciliano Ramos, é praticamente impossível não se emocionar com o sofrimento de uma família de retirantes que tenta sobreviver de uma família à seca.
O grupo, que quase não se comunica e mais se parece com bichos, é liderado por Fabiano que, para manter a família viva, humilha-se diante do soldado amarelo e do proprietário das terras onde trabalha como vaqueiro. Além dele, o sofrido grupo é composto por: Sinha Vitória, a esposa, cujo único desejo era possuir “uma cama real, de couro e sucupira ; os meninos, o mais velho e o mais novo, que, por não terem nome próprio, representam à condição de anonimato em que vivem os sertanejos; a cachorra Baleia que é humanizada e faz contraponto à animalização da família que ela acompanha; e o papagaio que só sabia latir e foi sacrificado para que o grupo não morresse de fome.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

PARÓDIA

Você vai se emocionar com o novo romance de Italo Calvino, na versão das Sonhadoras, Se um caixeiro viajante numa noite de inverno. Delire, prepare-se. Viva essa intensa história de um encontro inesperado, surreal...

ANTECIPAÇÃO OU PREDIÇÃO

A nossa antecipação para o título do livro de Calvino, “Se um viajante numa noite de inverno”, foi: depois de um exaustivo dia de trabalho e andanças, numa certa noite de inverno, um viajante se deparou com mais um obstáculo, seu carro encravado num lamaçal, eis que, do nada, surge uma bela figura feminina....

DEPOIMENTO DE LEITURA E ESCRITA

Desde a infância cultivamos o hábito da leitura, líamos revistas em quadrinhos, gibis, fotonovelas, clássicos da literatura. Atualmente, lemos: jornais, revistas, clássicos e outros gêneros.
Gostaríamos de ter mais tempo para leitura, como tínhamos quando crianças, por acreditarmos que a leitura é a ponte para a compreensão das coisas que nos cercam e que, através de um bom livro podemos romper fronteiras, descobrir novos horizontes. A leitura é uma experiência compartilhada, tanto quem lê, quanto quem propiciou a leitura ao escrever, aprendem, crescem e compreendem a “história”.

A LEITURA E A ESCRITA DEVEM MERECER ATENÇÃO DE TODAS AS DISCIPLINAS?

Para formar leitores competentes, a escola dever ter o envolvimento de todas as áreas do conhecimento, voltadas para as práticas de leitura. Um trabalho árduo, envolvente, que consiga despertar no aluno o prazer e a compreensão de que a leitura é fundamental para desenvolver e promover o letramento e as competências leitoras.

RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Após ouvirmos as declarações das colegas com relação ao primeiro dia do curso, percebemos que algumas vêm de encontro com o que pensamos.
Acreditamos que por se tratar de um curso em que surgirão várias experiências e sugestões e ao trocá-las com os colegas, nos possibilitarão ver caminhos diferentes, que por mais dedicação que tenhamos, às vezes, por acúmulo de trabalho não conseguimos ver claramente. Essa troca deverá vir de encontro aos nossos anseios, para proporcionarmos aos nossos educandos, condições para o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita.

nossa definição para blog

Blog é um “diário pessoal e público” publicado na internet, um espaço interativo onde acontece a comunicação de diferentes assuntos entre várias pessoas.

NOSSAS EXPECTATIVAS

Nossas expectativas para este curso “Desenvolvendo Capacidades de Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento”, são as melhores possíveis.
Acreditamos que ele venha ampliar nossas competências leitoras e escritoras e fornecer subsídios para que possamos desenvolver essas competências com o aluno e assim, nos ajudar a desenvolver novas metodologias de trabalho com leitura e escrita, tendo em vista mudanças nas práticas pedagógicas.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

SONHADORAS

Somos professoras da rede pública de ensino, atuamos na área de Língua Portuguesa e na Coordenação Pedagógica. Somos pessoas comprometidas e acreditamos que vale a pena ser persistente, e que só a educação tem o poder de mudar nosso país.
Nesta perspectiva, temos a certeza de que só o profissional capacitado terá competência para promover mudanças, por isso estamos aqui neste curso "Desenvolvendo Capacidades de Leitura e Escrita nas Diferentes áreas de Conhecimento.